domingo, 29 de janeiro de 2012

CONTOS E FATOS " A menina do vestido azul "


A menina do vestido azul

Num bairro pobre de uma cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. 
Acontece que essa menina freqüentava as aulas,
da escolinha local no mais lamentável estado: 
suas roupas eram tão velhas que seu professor resolveu dar-lhe um vestido novo. 
Assim raciocinou o mestre: "é uma pena que uma aluna tão encantadora,
venha às aulas desarrumada desse jeito. 
Talvez, com algum sacrifício, eu pudesse comprar para ela um vestido azul." 
Quando a garota ganhou a roupa nova, sua mãe não achou razoável que, 
com aquele traje tão bonito, a filha continuasse,
a ir ao colégio suja como sempre, e começou a dar-lhe banho todos os dias, 
antes das aulas. 
Ao fim de uma semana, disse o pai: 
"Mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, 
sendo tão bonita e bem arrumada, more num lugar como este, caindo aos pedaços? 
Que tal você ajeitar um pouco a casa, enquanto eu, nas horas vagas, 
vou dando uma pintura nas paredes, consertando a cerca, plantando um jardim?" 
E assim fez o humilde casal. 
Até que sua casa ficou muito mais bonita que todas as casas da rua,
e os vizinhos se envergonharam e se puseram também a reformar suas residências. 
Desse modo, todo o bairro melhorava a olhos vistos, 
quando por isso passou um político que, bem impressionado, disse: 
"É lamentável que gente tão esforçada não receba nenhuma ajuda do governo". 
E dali saiu para ir falar com o prefeito, que o autorizou a organizar,
uma comissão para estudar que melhoramentos eram necessários ao bairro. 
Dessa primeira comissão surgiram muitas outras e hoje, por todo o país, 
elas ajudaram os bairros pobres a se reconstruírem. 
E pensar que tudo começou com um vestido azul. 
Não era intenção daquele simples professor consertar toda a rua, 
nem criar um organismo que socorresse os bairros abandonados de todo o país. 
Mas ele fez o que podia, ele deu a sua parte, ele fez o primeiro movimento, 
do qual se desencadeou toda aquela transformação. 
É difícil reconstruir um bairro, mas é possível dar um vestido azul. 
 


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

COMO CRIAR UM DELINQUENTE



COMO CRIAR UM DELINQUENTE

1-Comece na infância a dar ao seu filho tudo que ele quiser. Assim, quando crescer, ele acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que deseje.

2-Quando ele disser palavrões, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.

3-Nunca lhe dê qualquer orientação espiritual. Espere até que ele chegue aos 21 anos, e “decida por si mesmo”.

4-Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade.

5-Discuta com freqüência na presença dele. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.

 

6-Dê-lhe todo o dinheiro que ele quiser. Nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro. Por que ele terá que passar pelas mesmas dificuldades que você passou? 

7-Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar frustrações prejudiciais.

8-Tome o partido dele contra vizinhos, professores, amigos. ( Afinal todos têm má vontade para com seu filhinho.)

9-Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê essa desculpa: “Nunca consegui dominá-lo.”

10-Em ocasiões onde ele estiver reunido com amiguinhos ou com seus irmãos use e abuse das comparações que incitem disputa. Compare seu caráter, sua capacidade intelectual, e seus dotes estéticos; diga em alto e bom tom para que todos possam ouvir, ele inclusive, coisas do tipo: “Meu filho é mais inteligente que os outros, é mais bonito, é mais esperto, é um gênio.”

11-Se tiver algum vício, demonstrem-o em sua presença todos os dias. Assim ele vai achar tudo isto natural, e com certeza, mais tarde, vai ouvir suas repreensões sobre os males que estas imperfeições podem trazer.

12-Feito tudo isso, prepare-se para uma vida de desgostos. É sem dúvida seu mais que merecido destino!

 

Fonte: Departamento de Polícia do Texas – EUA


Créditos:   Banda Jovem Rio

 


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

DESRESPEITOS E DESMANDOS DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA


Mães do Rangel Pestana: Ontem durante todo dia um grupo de mães junto o conselho tutelar buscaram informação sobre o assunto, no final da tarde aconteceu uma reunião com a Defensoria Publica representada na pessoa do Doutor Antonio Carlos de Oliveira, verificamos documentos apresentados como repostas das secretarias  de educação do estado e do município ao questionamento da justiça sobre  forma em que o processo de (municipalização ou absorção) como denominam os técnicos da educação do estado e município.

A defensoria solicitou:  Diz o texto: - Relação dos atos ou procedimentos Administrativos adotados ( Atas de reunião, Audiência publica,conferencias, seminários, alocação e cessão de espaço, treinamento de professores etc...) pertinente a transferência ou absorção do referido serviço publico considerado essencial

O fato é que ficou comprovado por documentos às irregularidades do processo a Coordenadoria apresenta a defensoria como documentos que comprovam a legalidades do processo o encontro das mães e pais sob o acompanhamento do Conselho tutelar – Centro NI dia 24/11 após serem comunicados no dia 22/11 que deveriam escolher outra escola para o filho, pois o Rangel não os atenderia mais  em 2011

Diz o texto que representa o 5° item – Atendimento aos representantes legais dos alunos do Instituto de Educação Rangel Pestana, Representante do conselho tutelar e Representante do Sindicato dos Profissionais de Educação (SEPE), pelas diretoras da Regionais da Metro I.
- Obs:. Isto aconteceu no dia 24/11 quando os pais protestaram em frente à escola com um abraço e buscaram o apoio do Conselho tutelar
Ainda tem mais, refere-se ao Processo aberto pelo conselho tutelar registrado na coordenadoria dia 29/11/2011, - Refere-se também a audiência publica do dia 19/11/2011, realizada no Instituto de Educação Rangel Pestana.
- Não tenho como expressar minha indignação a falta de respeito a nossa inteligência...
Ficou claro que não houve legalidade no processo tudo foi  empurrado garganta abaixo
Informações a quem interessar: Esta tramitando  na 3ª Promotoria  Processo nº 2011.014.15987, nº do expediente interno 2122/11
Em 20/12/2011 o conselho tutelar entrou com pedido de tutela ao processo a pessoa do defensor Publico da 1ª Vara de Infância da Comarca de Nova Iguaçu Doutor Antonio Carlos de Oliveira,

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

MÃES DO RANGEL - A VITÓRIA


MÃES DO RANGEL PESTANA: hoje o governador Sérgio Cabral na Vila Olímpica em NI, anunciou que as crianças do 4º e 5º ano do fundamental e as turmas do especial continuam no Rangel.
Os conselheiros tutelar do Centro de Nova Iguaçu Cristina, Cosme sigolis e eu, estivemos  junto sempre nos apoiando e buscando soluções para o problema junto com as mães percorremos vários caminhos da justiça ao apoio a mobilização popular, sempre mantendo uma posição de apoio integral a luta das mães, apesar de tudo tinha a convicção que antes de ser conselheiros tutelar somos cidadão,  a quem nós questionou,  afirmamos nossa luta não é contra a prefeita, não é contra as secretaria de educação do Estado ou do Município, nossa luta é pelo direito das crianças envolvidas no processo, estamos gratificados com a consciência do dever cumprido e nós orgulhamos pelo nosso trabalho apesar das dificuldades de ser conselheiro tutelar, “de estar conselheiro tutelar “essa vitoria é nossa de cada um que lutou junto, torceu, sofreu e chorou é a vitoria  das nossas crianças, não podemos deixar de exaltar a ação altiva e responsável dos vereadores Ferreira  da comissão de educação da Câmara e Fernando Cid do deficiente, agradecemos também aos veículo de comunicação que passaram a divulgar matérias referentes ao assunto, ao Almeida e seu Blog sempre com comentários sobre a política em nossa cidade, estamos todos muito felizes, mas que isso estamos fortalecidos pela vitória.




O dia sequiante:( Fomos informados que apenas os alunos do fundamental ficariam por matérias de jornal) 


IInforme do Dia: Vitória incompleta
Rio - A comemoração dos estudantes do Instituto Estadual Rangel Pestana, em Nova Iguaçu, será incompleta. A Secretaria Estadual de Educação informou que apenas as seis turmas com alunos portadores de necessidades especiais continuarão no colégio. Os outros serão transferidos para a rede municipal — movimento que os pais dos estudantes tenta impedir.

Segundo eles, a decisão contraria a promessa do governador Sérgio Cabral que, na terça-feira, teria garantido a permanência de todas as crianças matriculadas na escola.

Promessa

Responsáveis por alunos do Rangel Pestana, que há nove dias ocuparam a escola para protestar contra a transferência, afirmaram que a promessa foi feita por Cabral durante o lançamento do Programa Renda Melhor, na Vila Olímpica de Nova Iguaçu.

Mesma posição

A assessoria de Cabral garantiu que a posição do governador é a mesma divulgada pela Secretaria de Educação. O órgão informou que os alunos das turmas especiais ficarão no Rangel Pestana a pedido da Prefeitura de Nova Iguaçu.

sábado, 14 de janeiro de 2012

SEREI SEMPRE EU


A luta das mães do (IERP), vai além dos sentimentos mesquinhos direcionados por uma política individualista presa a conceitos pessoais. A educação de uma criança deve ser tratada de modo maior não somente calculada por gráficos  estatísticos, o resultado dela é imensurável dela surgem professores, médicos e outros tantos, constroem também cidadãos politicamente corretos. - Esse deve ser também um momento de reflexão para todos nós pessoas que de alguma maneira temos como compromisso de responder dignamente.
A que viemos nesta terra?
“Serei “apenas mais um na multidão, ou reconheço-me como agente transformador mesmo que me sinta às vezes como o pequeno” beija-flor,” ou como "A menina do vestido do azul".
Hoje estou conselheira tutelar, mas continuarei sendo sempre eu...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

MÃES PELO INSTITUTO RANGEL PESTANA (IERP)


Esta segunda-feira foi um tanto pesada, apesar do trabalho e das preocupações do dia a dia e tanto o que fazer, algo especial nós motiva a continuar a luta pelas causas que  mas difíceis que recebemos, desde dia 24 de novembro quando eu mais duas conselheiras de plantão Cristina e Solange  recebemos a denuncia das mães de alunos Instituto de Educação Rangel Pestana ( IERP) - segundo as mães seus filhos seria literalmente despejados, como conselho tutelar  tínhamos um desafio e tanto pela frente, como bem nós disse alguém
" Essa é uma luta de Davi contra um gigante"  Pensei... Se Davi venceu o gigante não custa tentar, afinal somos vário Davis, a luta esta sendo dura nós  e as mães não paramos um só momento sempre na busca de uma solução para o problema vivemos varia situações adversas nesta jornadas, mas sinto que estamos construindo uma nova historia que vai ficar marcada em nossa cidade e servirá de exemplo para o futuro de nossos filhos sou conselheira tutelar hoje, mas antes disso foi aluna e mãe do Rangel Pestana, como diz o escritor Eduardo Galeano
 -"Sejamos, pois, alunos mais aplicados e aprendamos o que nos ensina a História. Assim, vislumbraremos um novo mundo possível, gestado no ventre deste mundo de hoje.

sábado, 7 de janeiro de 2012

QUAL O REAL PAPEL DO CONSELHEIRO TUTELAR


Esse blog foi criado em junho de 2010 para que eu pudesse expressar aqui minhas opiniões políticas, religiosas e profissionais, por aqui tive a oportunidade de interagir com outros blogueiros com uma numerosa quantidade de acesso, hoje não estou com muito tempo para escrever mas vou tentar dedicar algum tempo para escrever sobre minha rotina como Conselheira Tutelar tenho consciência que a ética profissional deve ser levada a serio a lei 8.089/90 prevê a crianças ao adolescente o direito a preservação da sua imagem e manutenção sigilosa de assuntos que dizem respeito a acontecimentos que os envolvem como sujeito de direito, de acordo com  (ECA) Nos conselheiros tutelar lidamos com situações diversas todos os dias recebemos famílias em conflitos que envolvem disputa de guarda, denuncias de abusos e maus tratos, conflitos entre adolescentes nas ruas e nas escolas, negligência nas escolas por parte de professores, negligência da família, vaga na creche vaga na escola, passe estudante, falta de atendimento medico falta da medicação que o governo tem que fornecer.
- Às vezes me desespero!... Olho e não vejo solução penso qual será o meu  papel diante de tanta irresponsabilidade política e social de quem deveria a tempo cumprir  seu papel, o conselho seria um órgão fiscalizador e controlador das políticas publica  de acordo com artigo 136  inciso I a VII, como desenvolver uma ação mas eficiente dentro desta estrutura (dita) sistema de garantia de direitos da criança, além de todos dias termos que administrar a falta de estrutura do próprio conselho,